Nutra saúde

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Melhore sua flora intestinal com os alimentos certos

Já ouviu falar em fermentação natural ?
 Nunca se estudou tanto a  importância da microbiota intestinal na saúde do corpo como um todo , inclusive na saúde cerebral.
A manutenção de uma flora intestinal saudável depende diretamente do padrão alimentar que seguimos .
Uma dieta rica em açúcares , farinha branca , féculas , polvilhos ,amido de milho ,  refrigerantes , frutose em excesso ) xarope de milho , agave , agrotóxicos , uso frequente de antibióticos e de bloqueadores de acidez estomacal ( antiácidos e prazóis ) e o estresse prejudicam o equilíbrio da flora intestinal , trazendo como consequências baixa imunidade, alterações na pele, dificuldade de concentração, desconforto abdominal, alteração do hábito intestinal ( constipação e diarreia), ganho de peso entre outros sintomas desagradáveis .
E aonde entra a fermentação natural?
Entram como aliados !
Entre nossos aliados para evitar este desequilíbrio estão as fibras ( prebioticos ) como vegetais folhosos, cereais integrais, linhaça, biomassa de banana verde, psyllium e os fermentadores naturais , como Kefir ( água e de leite ) , Kombucha , bebidas fermentadas que atuam como um estimulante imunológico com diversos benefícios para a saúde e flora intestinal .
Lembrando sempre que a diferença entre o remédio e o veneno é a dose, não exagerar no excesso de fibras e nos alimentos fermentados ( prebioticos ) pois isto também levaria à uma fermentação excessiva no intestino e o tiro sairia pela culatra. Devemos respeitar o limite de 30 gramas por dia de fibras e ingerir alimentos fermentados também só 1 vez ao dia.
Confiram no IG @chefmalulobo algumas dicas sobre o kombucha 
Dr Roberto Navarro
Clínico Geral e Nutrólogo 
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