quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Benefícios da boa gordura

Você certamente já ouviu falar dos benefícios da boa gordura, ÔMEGA-3 famosa por ajudar na saúde do coração.
Então saiba, que além do coração, essa boa gordura tem papel facilitador na boa troca de comunicação entre os neurônios, trazendo b...enefícios para a memória, aprendizagem e concentração.
Melhores fontes:
-salmão
-atum
-sardinha
-bacalhau
A recomendação oficial é a de consumir no mínimo duas vezes por semana!
Dr Roberto Navarro
Clinico Geral e Nutrólogo

Existe dieta ideal para emagrecer?



Existe dieta ideal para emagrecer?
Estudos de diversas dietas publicadas e analisadas por algumas Universidades ,concluiu que diversos métodos adotados são eficazes desde que VOCÊ se comprometa e realmente faça.
Ou seja, acredito que não e...xista dieta eficaz e sim uma alimentação saudável , com base na reeducação alimentar, de acordo com suas necessidades clínicas e nutricionais ,montada por um profissional da área após avaliação médica e exames laboratoriais importantes para a manutenção da boa saúde.
Querer seguir dieta de gente famosa em redes sociais pode levar você a cometer diversos erros graves na alimentação.
Há uma tremenda confusão nas redes sociais, jornais , revistas alimentadas por dicas feitas sem embasamento comprovado , vira e mexe um alimento é " denunciado" virando vítima de modismos , colocado sob alegações de que sua retirada trará benefícios emagrecedores.
A onda lacto- free , a sem glúten e outras mais ,geram um desconforto coletivo, pois muitos perdem a referência do que é certo ou não fazer. Faz mal ou faz bem? Porque o alimento que ontem era considerado saudável está hoje sendo considerado vilão?
Não é recomendado aderir a nenhuma dieta radical ou muito restritiva em calorias , que cortem alimentos importantes ( como trigo ou lactose sem motivo real e sem a realização de exames que comprovem alergias ou intolerâncias reais) todos os grupos alimentares são importantes para manter seu metabolismo ativo e é claro , que respeitando as individualizações individuais de cada um pode-se chegar a um excelente consenso.
Não é porque você é intolerante que eu serei também, assim como o que pode ser um verdadeiro remédio para uns , pode ser o veneno para outros.
Alimentar- se bem não é importante apenas para manter ou perder peso, mas sim evitar que boa parte de doenças crônicas degenerativas possam ser acionadas por se ter uma alimentação pobre em nutrientes ,com falta de minerais e vitaminas importantes.
Espero que o bom senso prevaleça e que você tenha em mente que alimentar-se bem e de maneira moderada fará com que fique saudável sem precisar apelar para regras sem sentido!
Que em 2015 sua saúde seja prioridade!
Dr Roberto Navarro

Prato cheio de saúde

Quer um prato cheio de saúde?
Inclua o molho de tomate em seu dia a dia!
Dono de uma combinação interessante de nutrientes,com altos níveis de carotenóides, polifenóis e vitamina C, ele ajuda na redução da pressão arterial, diminui a oxidaç...ão do colesterol ruim e ainda inibe processos inflamatórios.
Um prato cheio de saúde deve ser combinado com alimentos saudáveis, como uma massa integral ou peixes!
Dr Roberto Navarro
Dica do Pé da Cozinha:
Molho de tomate caseiro é muito fácil e rápido
Escolha o tomate pelado ou o molho de tomate sem conservantes( garrafas de vidro) ou o tomate fresco
Refogue com 1 cebola picada e 2 dentes de alho .
Deixe ferver em fogo baixo por 20 minutos , até encorpar , adicione manjericão e orégano a gosto!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Salsa e suas propriedades

Você sabia que a salsinha é uma importante fonte de vitamina C?
Muita usada na culinária a salsinha é uma excelente fonte de vitamina C, vitamina K e antioxidantes importantes para a prevenção de doenças.
Por conter alto teor de vitamina C,... ela facilita e aumenta a absorção do ferro ,ao serem ingeridos em uma mesma refeição .
Contém propriedades diuréticas, ajuda no combate á retenção de líquidos.
Para aproveitar melhor seus benefícios, use-a preferencialmente fresca!!
Dr Roberto Navarro
Clinico Geral e Nutrólogo
Receita do Pé da Cozinha:
Pesto de salsinha
-1 maço e 1/2 de salsinha
-2 nozes ou outra oleaginosa
-2 dentes de alho
-suco de 1 limão
-quanto baste de azeite de oliva extra virgem
-sal marinho ou de ervas
Bata os ingredientes no processador e sirva a seguir.
@nutrasaude @malunilo