Nutra saúde

terça-feira, 3 de abril de 2012

Camu-Camu um poderoso anti oxidante



Com certeza você ainda não ouviu falar do Poder antioxidante desta frutinha Amazonense.Com alto valor nutritivo o Camu camu,pouco conhecido ainda ,é considerado hoje um poderoso anti oxidante e um grande aliado no combate ao envelhecimento,na melhora do sistema imunológico,sistema nervoso e no sistema cardiovascular.
Originário de uma árvore frutífera da Amazônia,proveniente da família da goiaba e da jabuticaba o camu-camu ou caçari é segundo pesquisas o segundo maior teor de Vitamina C ,um antioxidante natural,rico em antocianina (por sua coloração arroxeada) com propriedades antiinflamatórias e de elevado potencial funcional.
Seu potencial ainda é desconhecido no Brasil ,mas indústrias de medicamentos,cosméticos e a de alimentos já estudam essa fruta e suas concentrações,que tem alto valor nutrológico,com grandes concentrações de Vitamina C,potássio,antocianinas e carotenóides.
Os frutos do camu-camu são úteis no preparo e elaboração de sucos,bebidas,sorvetes,picolés entre outros.
Muito rico em vitamina C_duas vezes mais que a Acerola e sessenta vezes mais que a laranja_o fruto se torna importante na nutrição humana,pois a vitamina C participa da formação de colágeno ,atua no sistema imunológico e tem propriedades anticancerígenas ,além de reduzir processos inflamatórios.
A vitamina C ainda ajuda a  promover a detoxificação do organismo,em especial a do fígado e tem papel neuroprotetor do cérebro ,sendo importante na síntese de neurotransmissores,como a dopamina,norepinefrina e serotonina,que são vinculadas,segundo  alguns estudos ao controle da ansiedade e depressão.
Sabe-se que um poderoso sistema de defesa antioxidante na dieta é composto pela Vitamina C,Vitamina E,ß-caroteno,Vitamina A e flavonóides. Estes compostos atuam interceptando os radicais livres gerados pelo metabolismo ou estilo de vida (alcool,cigarro) que geram diversos desequilíbrios bioquímicos.
Em pesquisa realizada por médicos norte-americanos,constatou-se que a ingestão diária de 1.0 g de camu-camu em pó,feita em jejum,aliviaria sintomas de depressão e ansiedade,mas ainda estas pesquisas não estão concluídas,apesar das fortes evidências a favor.
A ingestão diária recomendada da Vitamina C é de 75 a 90 mg,respectivamente,para mulheres e homens_e a casca da camu-camu apresenta teor de vitamina C significativamente maior que o teor encontrado na polpa.
O gosto da fruta in natura é ácido e amargoso,especialmente se for consumida com casca,por isso,recomenda-se seu consumo na forma de sucos.
Para aqueles que sofrem de doenças ligadas a baixa imunidade e vivem em situação de estresse,uma visita ao médico é sempre benéfica,mas é possível trazer mais saúde e qualidade de vida com todas as benfeitorias propagadas pelo camu-camu e apenas um especialista poderá definir a porção segura de consumo e as reais vantagens desse verdadeiro Rei  da longevidade.Consulte seu médico Nutrólogo.
Dr Roberto Navarro

Nenhum comentário:

Postar um comentário