Nutra saúde

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Prevenir pela boca_Alimentos que ajudam a evitar doenças







Nos últimos dez anos,muitas pesquisas e estudos sobre dieta e alimentação foram realizadas _Neste período,obtivemos grandes descobertas e constatações importantes,como a de que comer mais frutas,verduras e legumes diminui o risco de derrame cerebral em 26%.A chave da saúde está na mesa,os estudos são unânimes em afirmar que uma alimentação equilibrada previne em 25 % todos os tipos de câncer e mais,se sua dieta for combinada a exercícios físicos,os efeitos são potencializados e pode-se evitar até a chance de desenvolvimento de doenças crônicas,como o Diabetes.Estudos mais recentes mostram que a boa gordura ,inserida em uma alimentação equilibrada,reduz dores de artrite,melhora a depressão e protege o cérebro contra doenças degenerativas,como o mal de alzheimer.
Para quem já desenvolveu  algum tipo de doença,a dieta combinada com a medicação usada ajudará no controle da mesma_melhorando a qualidade de vida e evitando sua progressão.Veja abaixo quais são esses alimentos:

HIPERTENSÃO_
Monte um plano alimentar rico em frutas,vegetais,alimentos integrais,leite desnatado,nozes e carnes brancas e diminua consideravelmente alimentos com alto teor de sódio e com excesso de gordura saturada.
Pelo menos duas vezes por semana consuma peixes como o salmão,bacalhau,sardinha e atum.
Uma dica é planejar com antecedência os pratos que fará na semana,assim você não correrá o risco de apelar para um alimento fácil de fazer mais que seja nocivo a sua saúde.


OSTEOPOROSE_
Uma dieta rica em vegetais  verde escuros( couve,espinafre,agrião,a flor crua de brócolis) ,queijo branco e leite,oleaginosas conseguirá retardar melhor a progressão da doença caso já esteja instalada ou se não,prevenir-se de maneira adequada.
Bom frisar que alimentos ricos em ferro(carnes e ovos) não permitem uma absorção completa do cálcio.
Quer mais uma ótima opção?experimente o Amaranto,excelente fonte de  cálcio biodisponível.


     

CÂNCER_
Alimentos como brócolis ,repolho,couve flor ,soja ,grãos integrais ,tomate são ricos em nutrientes que nos ajudam a prevenir contra o risco da doença.
Uma ótima opção é também o Chá verde ,estudos associam o consumo do chá à prevenção do câncer de boca,mama estômago e pele.

COLESTEROL ALTO
As boas gorduras são extremamente benéficas,ajudam a reduzir o LDL e aumentar o HDL,o colesterol bom.Peixes,como o salmão,bacalhau,sardinha e atum também devem ser consumidos com maior frequência e uma boa dica é reduzir o consumo de carne vermelha ,preferindo sempre a carne branca.
Outra dica é consumir uma colher (sopa) cheia de aveia em grão no café da manhã.


INFARTO E DERRAME
Aumentar o bom colesterol e reduzir a formação de placas de gordura nas artérias ,dilatar os vasos e melhorar a circulação é o papel que a alimentação tem que cumprir para reduzir esse risco.Estudos demonstram que o vinho tinto e o suco de uva contêm substâncias capazes de fazer este papel,reduzindo em 30% o risco de doenças cardiovasculares.
Aposte em alimentos ricos em ômega 3,esses alimentos ajudam a diminuir a formação de coágulos obstrutores.Boas fontes são os peixes,a linhaça e azeite de oliva.
Uma boa dica é consumir alimentos ricos em fibras solúveis,como aveia,maçã,feijão entre outros.

DIABETES_
Uma alimentação rica em gordura monoinsaturada (castanha do Pará,peixes como salmão,atum,linhaça ,azeite de oliva) pode prevenir o desenvolvimento do Diabetes tipo 2.
Inclua grande quantidade de alimentos integrais,com índice glicêmico menor,legumes e verduras em seu dia a dia e evite ao máximo alimentos com alto índice glicêmico,cheios de açúcar outros alimentos refinados,como a farinha de trigo branca.
Uma boa dica é o chá de pata de vaca,que diminue a glicemia.

É importante manter uma alimentação saudável,praticar exercícios físicos de maneira regular e fazer exames periódicos,monitorando e prevenindo sua saúde!
Cuide-se!
Dr Roberto Navarro
Clínico Geral e Nutrólogo


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