Nutra saúde

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

10 Dicas para Perder Peso de maneira saudável


Quantas pessoas você conhece que já tentaram diversos tipos de dieta?quantas começam e param sucessivamente,trocando de método e de médicos,e acreditando que dietas milagrosas funcionam?Como disse em um post anterior dietas radicais (sopa ,da lua,do óleo de coco etc) podem até parecer estar dando certo no início,mas em geral são impossíveis de manter e,quando se deixa de seguir essa radical restrição alimentar,os quilos perdidos acabam retornando.As crescentes estatísticas sobre o número de obesos são testemunhas disso.
A razão mais frequente dessa perda de peso inicial é que grande parte das dietas elimina líquidos ao invés de gordura,ou seja,você não emagrece apenas desincha e em alguns casos mais radicais , acaba comprometendo a massa muscular, ao invés de perder peso em gordura  se perde em massa magra e em líquidos,voltando ao velho estilo efeito sanfona.
Apenas com dados da sua composição corporal ,exames laboratoriais da parte clinica ,nutrológica e hormonal é possível diagnosticar e atacar o problema de frente  e montar um plano alimentar adequado_ não apenas cortando calorias de maneira aleatória e se desnutrindo.

Vamos ao passo a passo com 10 dicas bacanas para você emagrecer sem atrasar seu metabolismo:

1_O primeiro segredo é realizar exames que dirão como está você,clinicamente , nutricionalmente e sua taxa hormonal.São esses exames que ajudarão o seu médico a traçar estratégias e objetivos.
2_Escolha os alimentos de maneira correta e prepare-os adequadamente,informe-se sobre a base de uma alimentação saudável e que pode ser seguida ao longo do tempo assegurando a perda dos pesos extras sem comprometer sua saúde.
3_Ao fazer compras,evite as prateleiras de alimentos industrializados e de refeições prontas,repletas de gorduras ,conservantes ,sódio e açúcar.Prefira alimentos frescos,simples.Programe seu cardápio semanal.
4_ Beba bastante água, 8 copos no mínimo,assim você evita a constipação intestinal e a sensação de estar retendo líquidos.
5_Controle as porções,excesso não combina com saúde.
6_ Alimente-se a cada 3 horas,tenha sempre à mão um lanche saudável ,como uma fruta,iogurte etc o importante é não ficar sem comer por horas seguidas.
7_Pratique uma atividade física de maneira frequente,não adianta se matar na academia 10 dias antes daquela festa _ para manter o seu metabolismo ativo é necessário manter regularidade na atividade escolhida,caso seu problema seja tempo,faça caminhadas antes ou depois do trabalho.
8_Preste atenção ao que você está comendo aos finais de semana,é comum extrapolar e relaxar a dieta,mas não comprometa o bom resultado conseguido durante a semana.
9_ Mantenha-se persistente e faça sua parte,lembre-se que milagres não existem e que a vida é feita de escolhas,todo ano tem aniversário,festas ,comemorações,carnaval etc é importante sua adesão ao tratamento,com moderação e boas escolhas você não deixará de se divertir e confraternizar por estar reeducando sua alimentação.
10_Entender a fisiologia do metabolismo para fazer o corpo trabalhar favoravelmente é um grande passo ,parar de querer ser emagrecido e  entender que fazer regimes radicais apenas fará com que o corpo se sinta ameaçado de inanição e acabe por estocar toda a comida que recebe,evitando a perda de peso é outro grande passo para emagrecer e não voltar a engordar.

Cuide-se!
Dr Roberto Navarro
Clinico Geral e Nutrólogo

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