Nutra saúde

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

5 alimentos para diminuir o inchaço


1) Abacaxi
A fruta é rica em água e tem enzimas digestivas que facilitam a absorção dos alimentos. “Um exemplo é a bromelina, que ajuda a digerir as proteínas e contribui para que você não se sinta inchada”, explica o nutrólogo Roberto Navarro, de São Paulo.
2) Pepino
Inclua também o pepino em saladas, sopas ou sucos pois, por ter bastante água e ser fonte de magnésio e potássio, neutraliza o efeito do sódio nas refeições. Ingerir alimentos ricos em sal é um desastre para quem sofre com o inchaço, pois ele causa retenção hídrica. “Não basta só tomar cuidado com a quantidade de sal que você coloca na comida, é preciso maneirar no sódio encontrado nos alimentos industrializados, embutidos (salame, bacon, linguiça) e nos temperos prontos”, alerta Navarro.
3) Melão
Mais uma fruta repleta de vitaminas e fibras que saciam a fome e ajudam na eliminação de toxinas, gorduras e líquidos. Pode ser consumido na forma de suco, em fatias ou pedaços. Uma boa dica é levar um potinho com melão picadinho para comer na hora em que a fome apertar. Assim, você consumirá um alimento saudável e que não te deixará inchada.
4) Melancia
É considerada diurética por ser riquíssima em água. Para se sentir saciada por mais tempo, prefira consumir a fruta in natura, pois dessa forma o alto teor de fibras presentes nesse alimento é melhor conservado.
5) Salsa
Ótima para ser polvilhada sobre risotos e carnes, ela tem efeito diurético. Pode ser usada no lugar do sal e em molhos prontos à base de maionese nas saladas. Combiná-la com temperos naturais, como cebola, alho, manjericão, orégano e cebolinha, também é uma boa opção anti-inchaço.

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