Nutra saúde

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Síndrome Metabólica ...e agora?





A síndrome metabólica é um distúrbio complexo e é caracterizada por um conjunto de fatores de risco cardiovasculares e geralmente caracterizado por alterações metabólicas relacionadas á obesidade abdominal e á resistência á insulina.
O diagnóstico é realizado quando o paciente se enquadra em três ou mais dos seguintes sintomas: 

_hipertensão 
_hiperglicemia de jejum (açúcar elevado no sangue - Maior ou igual a 110 mg/dl) 
_obesidade abdominal (circunferência da cintura maior que 102 cm em homens e 88 cm em mulheres)
_Baixas concentrações de HDL _Colesterol (menor que 40 mg/dl em homens e 50 mg/dl mulheres)
_Hipertrigliceridemia (maior que 150 mg/dl)

A síndrome metabólica é considerada um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e ateroscleróticas,e de modo geral, pode aumentar o risco de mortalidade.

Tratamento não medicamentoso e medicamentoso para o controle eficiente da Síndrome Metabólica

É considerado hoje,como terapia de primeira escolha a realização de um plano alimentar para a redução de peso,associado á pratica de exercícios físicos.Foi comprovado que essa associação promove uma significativa melhora no quadro de resistência á insulina e diminuem os níveis de glicose,podendo prevenir e retardar o aparecimento do diabetes tipo 2.
Como em qualquer doença,a Síndrome Metabólica pode e deve ser medicada,usando principalmente  compostos nutracêuticos que atuem sobre os sintomas da síndrome,melhorando a eficácia do tratamento,tratado de maneira global.
Mas vale lembrar que a prevenção é sempre o melhor remédio ,e que não há uma lista de alimentos proibidos ou permitidos e sim uma indicação precisa de reeducação nos hábitos alimentares.
O segredo de uma boa alimentação está em se planejar e evitar os fast foods,as comidas prontas ,a gordura trans ,com excesso de sódio e de carboidratos de alto índice glicêmico e apostar em uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes ,assim,você preservará sua saúde e qualidade de vida.

Dr Roberto Navarro
Clinico Geral e Nutrólogo












Nenhum comentário:

Postar um comentário