Nutra saúde

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Saúde na mesa e nos hábitos de vida


Com o corre corre diário é fácil achar desculpas para descuidar da saúde ,comer mal e não praticar exercícios físicos de maneira regular.
Reeducação alimentar significa aprender a comer novamente,de forma saudável e de maneira que traga benefícios a sua saúde.
Trata de fazer escolhas certas e entender que sim, é possível ter saúde e bons hábitos de vida mesmo na correria!

O segredo do sucesso na manutenção e na perda de peso é educar o paladar,e fazer escolhas não pensando apenas no número de calorias e sim em seu valor nutricional . 
Alimentos com ingredientes processados ( farinha branca,açúcar etc) possuem alto índice glicêmico(são transformados em glicose de maneira rápida,armazenando com maior rapidez a gordura) e em geral possuem baixo valor nutricional,com poucas vitaminas e minerais.
Já as frutas,legumes e verduras são ricas em fibras ,vitaminas e minerais ,componentes importantes para a boa manutenção do funcionamento do metabolismo e que combatem ainda os radicais livres,responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Dicas de boas opções

_Aumente o consumo de  frutas,legumes e verduras ,e inclua a salada de folhas ,antes das principais refeições.Ricas em fibras,elas vão favorecer e promover a sensação de saciedade,além de serem excelentes fontes antioxidantes.
_Aposte nos grãos integrais e evite os refinados.Grãos integrais também são calóricos,mas com índice glicêmico menor,o que também favorece a sensação de saciedade.Ex: arroz integral,pães integrais etc
_ Atenção ao modo de preparo dos alimentos :Procure cozinhar,assar,refogar ou grelhar os alimentos ao invés de frita -los.
_Preste atenção ao que você leva a boca  ,alguns alimentos são verdadeiros vilões da saúde e do peso,ricos em gorduras e calorias vazias,como fast foods e alimentos processados.
_Pratique exercícios físicos de maneira regular _além de não deixar você enferrujar,a prática constante de atividades ajudará você a perder peso e a manter sua saúde em dia.

É importante entender que  cerca de 25 %da longevidade provém de herança genética e 75% dos hábitos e estilo de vida .
Escolher como será nosso futuro e a maneira como vamos envelhecer vai depender das escolhas que fizermos _e somente assim,com boas escolhas, poderemos evitar uma condenação ao envelhecimento dependente e mal assistido.
Dr Roberto Navarro
Clinico Geral e Nutrólogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário