Nutra saúde

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

VITAMINA D_ Veja o ranking dos alimentos para alcançar a sua dose diária

A falta da vitamina D é citada hoje como fator determinante no desenvolvimento de doenças crônicas degenerativas _ e muitos trabalhos científicos publicados apontam a vitamina  D como um poderoso protetor contra doenças como o diabetes, esclerose múltipla , depressão,câncer, entre outras _Veja como manter esse importante nutriente na dose certa.

A vitamina D é importante para a saúde dos ossos,dos dentes ,do coração, cérebro e para a secreção de insulina pelo pâncreas e ainda é considerada um potente modulador das células de defesa do organismo.

Alguns estudos também correlacionam  sintomas como, cansaço excessivo e a obesidade aos baixos níveis de vitamina D circulantes no sangue.

O PubMed,biblioteca virtual Americana e que armazena artigos científicos registrou uma quantidade histórica de trabalhos publicados sobre a importância de vitamina D para a saúde e prevenção de doenças _sendo considerada por muitos estudiosos como a mais importante das vitaminas.

Dose recomendada

Estima-se hoje,no Brasil, que  30% a 50% da população apresentam taxas inadequadas de vitamina D,
mesmo com um clima favorável como o nosso,cheio de calor e sol _ por isso é importante ficar atento.


A quantidade preconizada hoje pela Anvisa no Brasil, para homens e mulheres ,adultos, com idades entre 31 a 50 anos é a de _  5 mcg ou 200 ui ao dia e homens e mulheres a partir dos 51 anos é a de _10 mcg ou 400 ui ao dia.

Para saber seus níveis circulantes de vitamina D é necessário fazer exame de sangue e somente através desse exame é possível saber se sua ingestão e absorção estão corretas e se será necessário ou não repor a vitamina em seu organismo.

Quem deve ficar atento

_ Pessoas que por motivo de doença não se exponham ao sol com frequência, como pacientes acamados, idosos ou que tiveram câncer de pele.
_Pessoas que  fizeram cirurgia Bariátrica (redução estômago)
_ Pessoas obesas


Principais Fontes

O sol é a principal fonte de vitamina D e caminhar com braços e pernas expostos é uma excelente maneira de receber sua dosagem diária,mas essa exposição deve ser feita de 3 a 4 vezes na semana e por aproximadamente 15 a 20 minutos.
Mesmo quem ingere a vitamina D como suplemento precisa receber o banho de sol .
Outras fontes:
  • Salmão
  • atum em lata
  • sardinha (prefira a versão sem o óleo)
  • Gema de ovo
  • queijos
  • bife de fígado de vaca
  • cogumelos e leveduras
  • alimentos fortificados (existe hoje uma gama de produtos fortificados com vitamina D )
Quer saber  quantos mcg cada porção desses alimentos  tem dessa vitamina?então clique no link abaixo e descubra!


http://www.bibliomed.com.br/calculadoras/vitaminad/index.cfm

Dr Roberto Navarro
Clinico Geral e Nutrólogo


Nenhum comentário:

Postar um comentário