Nutra saúde

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Saúde na Geladeira_Benefícios do Alho-poró

Rico em fibras,potássio,zinco,magnésio,ferro,cálcio,ácido fólico e outros nutrientes,o alho poró é um alimento que traz sabor e saúde aos pratos.
Repleto de nutrientes combate infecções e doenças e purifica o organismo _combate gripes,resfriados e ajuda a reduzir a retenção de líquidos e gases,além de ser excelente no combate ás inflamações,como a artrite.
Confundida com o alho por alguns,o alho-poró tem gosto suave e levemente adocicada,conhecida por fazer parte de receitas diferentes,como risotos , quiches e cremes,mas pode ser consumido cru ou feito no vapor.
De fácil preparo,dele se aproveita quase tudo,caule e folhas (podem ser usadas no preparo de caldos) a única parte que deve ser retirada é a extremidade da raiz.
Vale ainda lembrar que o alho -poró é rico em um flavonóide denominado kaempferol ,que é um excelente protetor dos vasos sanguíneos,diminuindo os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Alho Poró Assado

  • 2 alhos porós ( calcule de 1 a dois por pessoa)
  • 250 ml de caldo de legumes (cozinhar 2 cenouras,3 cravos ,1 folha de louro ,1 talo de salsão  e 1 cebola em 5 xícaras de água.Deixe apurar ,bata no liquidificador , coe e use o necessário, o que sobrar guarde em formas de gelo no freezer) 
Pré aqueça o forno em temperatura média,180ºC .lave bem os alhos-poró em água corrente.Em uma tábua , retire a raiz e as folhas,deixando apenas o caule.
faça um corte no sentido do comprimento,dividindo-o ao meio.
Em um refratário,disponha os alhos- poró cortados e cubra com o caldo caseiro.Leve ao forno já pré aquecido e deixe assar por 1 hora ou até ficar macio.Sirva quente com uma proteína magra (peixe ou ave).
Calorias _31

Um comentário:

  1. Nós em portugal chamamos também de alho francês. Sopa de alho poró é muito bom!

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