Nutra saúde

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Espinafre:Saborei saúde


De poucas calorias e cheia de nutrientes,estas deliciosas folhas verdes liberam energia lentamente e aumentam a sensação de saciedade.
Sua presença em receitas está muito relacionada aos inúmeros benefícios para a saúde,estudos demonstram que vegetais com folhas verde-escuro podem reduzir significativamente o desenvolvimento de doenças do coração, infarto e certos tipos de câncer e estimulam a produção e liberação de neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem estar.
Fonte de vitamina K,A,C,B2,B6,magnésio,manganês entre outros diversos nutrientes,o espinafre é considerado um laxante natural ,além de prevenir a anemia , fazendo parte de um grupo de alimentos antioxidantes responsáveis pelo melhoramento das atividades mentais do homem ,diminuindo sintomas como a fadiga e o estresse.
Sua única ressalva é para não ser consumido cru _ considerado bastante indigesto por causa dos altos índices de ácido oxálico , substância que prejudica a absorção do cálcio e do ferro,podendo contribuir para a formação de pedras nos rins ou na vesícula,portanto seu consumo deve ser feito sem exageros e nunca cru.
Apesar de ser uma excelente fonte de ferro,o organismo tem dificuldades para absorver esse nutriente,então procure ingeri-lo sempre com uma fonte de vitamina C,assim você aumenta a biodisponibilidade do ferro e melhora sua absorção.
Portanto,associe sempre a chia,tomate,suco de limão para temperar ou o kiwi sempre que for consumir o espinafre.
O espinafre pode ser consumido em suflês ,refogados,quiches ou cozidos no vapor _o importante é cozinhá-los por pouco tempo,conservando assim suas propriedades e sabor.



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