Nutra saúde

segunda-feira, 4 de novembro de 2013


Além de trazer um corpo firme e torneado, a lista de benefícios que os exercícios físicos proporcionam parece não ter fim.
Consenso entre os profissionais da saúde,a atividade física é um fator determinante no sucesso do processo de conservação e manutenção da saúde.
Quem pratica exercícios físicos melhora a disposição física,melhora a memória e mantém as doenças crônicas (diabetes,pressão alta etc) afastadas.
Estudo realizado pelo Hospital das Clinicas de São Paulo comprovou que praticar alguma atividade física duas vezes por semana,já faz um bem enorme á saúde __ mas a maior parte dos pesquisadores sugerem que a atividade física deve ser realizada no mínimo, três vezes na semana,para os que querem colher maiores benefícios para a saúde e aparência.

Principais benefícios da atividade física:

_Diminuição do estresse e ansiedade
_ Melhora do humor
_Melhora da circulação sanguínea e aporte de oxigênio
_Controle e perda de  peso
_ Combate de doenças crônicas
_Melhora do sono
_Aumento de energia

Mas lembre-se,comece devagar,sem pressa_ e escolha uma atividade que combine com você,que traga mais prazer e não seja visto como uma obrigação
Procure um médico para uma avaliação da parte clínica, da sua composição corporal (taxa de massa muscular/gordura e água), doenças preexistentes e possíveis contra indicações e repita a avaliação periodicamente.
O acompanhamento de um especialista,educador físico ou fisioterapeuta também é imprescindível para potencializar seu treino e evitar lesões.

Alimentação


Saber o que comer antes,durante e depois do treino ajudará você  a potencializar os efeitos da atividade física.Para que seu treino ou qualquer atividade física obtenha resultados positivos,é importante combinar a sua atividade com uma dieta adequada.
Alimentar-se antes e depois do treino ajuda a manter seu metabolismo ativo e a dieta deve ser leve e balanceada.
O ideal é montar uma dieta personalizada,individualizada,de acordo com hábitos,estilo de vida e objetivos a serem alcançados com um especialista,médico ou nutricionista __ mas em geral,uma alimentação balanceada em carboidratos,proteínas ,boas fontes de gordura é a regra básica.

Como fazer

Uma hora e meia antes do treino,ingira uma fonte proteica (ovo,atum,peito de peru),que ajuda a recuperar e preservar a massa muscular.
Até uma hora antes,você deve ingerir uma fonte de carboidrato(pães e biscoitos integrais,frutas) para garantir a energia necessária para o treino.
Terminado o exercício,o ideal é consumir novamente uma fonte de proteína e uma de carboidrato (integral).
Quem segue uma dieta pobre em carboidrato não repõe os estoques musculares de glicogênio,que além da fadiga ,faz o organismo utilizar  o músculo como fonte de energia,provocando flacidez e perda de massa magra __ portanto, o carboidrato e a proteína são essenciais para quem quer se exercitar de maneira correta.
Hidrate-se

É fundamental chegar para sua atividade física hidratado e ir bebendo água ao longo do treino para se desidratar.












Um comentário:

  1. Olá! Já está disponível o video sobre como prevenir o diabetes. Pelo que percebi, colocar em todas as refeições uma fonte de fibra é importante. Podemos utilzar também um mix de fibras sem sabor para colocar em sumos, sopas e afins? Por exemplo casca de sementes de psilio, goma arábica, goma de guar, inulina, fibersol-2, polidextrose? Abraço de Portugal. Adoro as receitas da sua esposa! Já fiz várias!

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