Nutra saúde

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Copa e festa junina : fique de olho em seu controle glicêmico




Com tanta fartura e deliciosas opções ,típicas dessa época  é quase impossível resistir a tanta variedade e com isso acabamos por exagerar no prato e nos petiscos, fazendo com que as taxas de açúcar no sangue  fiquem perigosamente altas.
Para controlar e prevenir o aumento da glicose no sangue, alimentar- se bem é essencial e o modo de comer , faz toda a diferença.

Quando nos  alimentamos, no processo de digestão, o corpo transforma o alimento em glicose, e depois a lança na corrente sangüínea , para servir como " combustível" e se , ao nos descontrolarmos e abusarmos de alimentos com excesso de açúcar, carboidratos refinados e gordura, acabamos por produzir " combustível" em demasia ,ficando com acúmulo de açúcar na corrente sangüínea
Para estabilizar a glicose em níveis normais, o pâncreas trabalha dobrado e com o tempo, por mais que se esforce , seu trabalho já não é suficiente , desencadeando assim um quadro denominado " resistência a insulina" e por fim a diabetes.

Saúde e equilíbrio

Com algumas dicas, selecionadas especialmente para a ocasião,você evitará os picos de açúcar no sangue , sem ter que passar pelos altos e baixos da glicose no sangue e ainda manter o peso estável, sem passar fome e sem ter que se privar  do prazer e da companhia dos amigos:
Veja as dicas:
1- Não chegue de estômago vazio , ficar muito tempo sem se alimentar vai fazer com que você deixe de lado o poder da escolha , comendo o que vier pela frente.
O correto é checar as opções disponíveis e escolher as mais saudáveis.

2- prefira alimentos ricos em fibras, entre eles pães integrais, que ajudam a controlar as taxas de açúcar  e aumentam a sensação de saciedade.

3- Ao ingerir um alimento com alto teor de carboidrato, açúcar ou gordura, tente ingerir conjuntamente uma boa fonte de proteína, como amendoim, pinhão ou carne magra_ 
A dica é mesclar carboidrato, proteína,fibras  e boa gordura evitando os picos de glicemia.

4-Fique atento não só na qualidade  nutricional dos alimentos, prove um pouco de tudo mas não exagere na quantidade e evite os alimentos muito doces ou gordurosos.

5-Opte sempre que possível pelas versões diets ou lights, mas também não exagere.

6- É comum nessas festividades o consumo de bebidas alcoólicas , que em doses pequenas, tem efeito antioxidante ,mas é sempre bom lembrar de que o consumo de álcool em excesso é bastante prejudicial, portanto não exagere na dose e não beba de estômago vazio.

7- Montar um prato , com boas escolhas e diversidade evitará que você coma mais sem perceber, servir- se diretamente das travessas da mesa vai fazer você comer mais, assim, logo que  for possível, monte seu prato e coma devagar, saboreando com calma os alimentos.
8-procure se alimentar normalmente, não pense em deixar para " extrapolar" na hora da festa.
Coma com moderação 
Dr Roberto Navarro
Clinico Geral e Nutrologo


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