Nutra saúde

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Dicas para evitar picos de açúcar no sangue durante a Copa e a festa julina

Não ficar muito tempo sem comer e incluir fibras, proteínas e gorduras boas na dieta ajuda



   
Com tanta fartura e deliciosas opções durante a Copa do Mundo e as festas junina e julina é quase impossível resistir à tanta variedade. Com isso acabamos por exagerar no prato e nos petiscos, fazendo com que as taxas de açúcar no sangue fiquem perigosamente altas. 
Para controlar e prevenir o aumento da glicose no sangue, alimentar-se bem é essencial e o modo de comer, faz toda a diferença. 
Quando nos alimentamos, no processo de digestão, o corpo transforma o alimento em glicose, e depois a lança na corrente sanguínea, para servir como combustível e se, ao nos descontrolarmos e abusarmos de alimentos com excesso de açúcar, carboidratos refinados e gordura, acabamos por produzir combustível em demasia, fazendo com que ocorra um acúmulo de açúcar na corrente sanguínea. 
Para estabilizar a glicose em níveis normais, o pâncreas trabalha dobrado e com o tempo, por mais que se esforce, seu trabalho já não é suficiente, desencadeando assim um quadro denominado resistência à insulina e, por fim, a diabetes. 

Saúde e equilíbrio

Com algumas dicas, selecionadas especialmente para a ocasião, você evitará os picos de açúcar no sangue, sem ter que passar pelos altos e baixos da glicose no sangue e ainda manter o peso estável, sem passar fome e sem ter que se privar do prazer e da companhia dos amigos: 
  • Não chegue para a festa ou para ver o jogo de estômago vazio, ficar muito tempo sem se alimentar vai fazer com que você deixe de lado o poder da escolha, comendo o que vier pela frente. O correto é checar as opções disponíveis e escolher as mais saudáveis.
  • Prefira alimentos ricos em fibras, entre eles pães integrais, que ajudam a controlar as taxas de açúcar e aumentam a sensação de saciedade.
  • Ao ingerir um alimento com alto teor de carboidrato, açúcar ou gordura, tente ingerir conjuntamente uma boa fonte de proteína, como amendoim, pinhão ou carne magra. A dica é mesclar carboidrato, proteína, fibras e boa gordura evitando os picos de glicemia.
  • Fique atento não só na qualidade nutricional dos alimentos, prove um pouco de tudo mas não exagere na quantidade e evite os alimentos muito doces ou gordurosos.
  • Opte sempre que possível pelas versões diets ou lights, mas também não exagere.
  • É comum nessas festividades o consumo de bebidas alcoólicas , que em doses pequenas, tem efeito antioxidante ,mas é sempre bom lembrar que o consumo de álcool em excesso é bastante prejudicial, portanto não exagere na dose e não beba de estômago vazio.
  • Montar um prato, com boas escolhas e diversidade evitará que você coma mais sem perceber, servir- se diretamente das travessas da mesa vai fazer você comer mais, assim, logo que for possível, monte seu prato e coma devagar, saboreando com calma os alimentos.
  • Procure se alimentar normalmente, não pense em deixar para extrapolar na hora da festa. Coma com moderação.

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