Nutra saúde

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Nutrologia Alimentos e prevenção


Vitamina do dia : Ácido Fólico
A vitamina, também conhecida como vitamina B9, está presente em vários alimentos, e pode sofrer modificações quando fica exposta por tempo indeterminado com o oxigênio ou quando são submetidos a altas temperaturas , no cozimento por exemplo, o que pode dificultar sua ação em nosso organismo.
Importância do ácido fólico em nosso organismo:
...
O consumo correto de ácido fólico é de vital importância para o crescimento e desenvolvimento do corpo humano. O ácido fólico entra na formação e multiplicação das células, as sanguíneas e as de defesa, e também na formação de proteínas.
Sua falta pode acarretar queda de cabelo, disfunções gastrointestinais , irritabilidade e problemas de concentração .
fontes naturais de ácido fólico:
Fígado
Feijões
Lentilha
Vegetais folhosos verde-escuros (como agrião, couve,espinafre, aspargo, brócolis)
Leveduras
Carnes magras
Beterraba
Algumas frutas ( banana, melão , mamão , abacaxi)
Indicação de ingestão de ácido fólico por dia:
Em geral a quantidade específica de ácido fólico a ser ingerida, é individual e deve ser dosada e prescrita por orientação do seu médico ou nutricionista.
O que evitar para não prejudicar sua absorção :
Uma alimentação muito restrita e com pouca oferta do nutriente.
O uso de alguns medicamentos como pílulas anticoncepcionais, diuréticos e antiácidos ( consulte seu médico sempre para tratar dessas interações )
Consumo de álcool e cigarro.
Nutra sua saúde !
Dr Roberto Navarro
Clínico Geral e Nutrologo
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