Nutra saúde

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Alimentos Antiinflamatórios

Usamos na nutrologia o termo dieta “pró-inflamatória” quando ingerimos uma alimentação excessiva em carne vermelha, leite integral e derivados como queijos amarelos e manteiga, embutidos como salame, mortadela, presunto, bacon, que são fontes de ômega 6 e também excessiva em frituras, açucares e doces, farinha branca (refinados) e refrigerantes e pobre em legumes e verduras, frutas, cereais inte...grais e gordura ômega 3.
De maneira inversa usamos o termo dieta “anti-inflamatória” para uma alimentação rica em gordura ômega 3 (salmão, atum, sardinha, arenque, cavala, linhaça, oleaginosas), legumes e verduras, frutas, cereais integrais e fibras e “controlada” nas fontes de gordura ômega 6 . Para você leitor que não quer ficar predisposto às doenças inflamatórias ( Quer exemplos de doenças “inflamatórias”persistentes? Veja a “lista”: Artrites ( inflamações das articulações), Colites ( inflamações intestinais ), Psoríases, entre outras. Até mesmo o diabético não controlado, o obeso e quem está na Síndrome Metabólica de certa forma também está “inflamado” pelo aumento das citocinas “pró-inflamatórias” desencadeado por estas condições clínicas ) coloque os alimentos à seu favor e não contra. Mais uma vez concordo com Hipócrates, o Pai da medicina, que disse: “Faça dos alimentos o seu primeiro medicamento”. Continuo dizendo: siga a dieta do “bom senso”

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